terça-feira, 6 de julho de 2010

Broken glasses

Hoje eu vi em um ponto de onibus , enquanto esperava o sinal abrir, uma frase que me chamou atenção : "A cidade está cega" era o que dizia, o que baleava mentalmente os leitores.
E é verdade, e não é ao mesmo tempo. Porque não existe essa coisa de cegueira, a habilidade de perceber luz que torna alguns aptos a visão e outros não, não significa que aqueles enxerguem e estes não. Como o próprio nome diz é uma habilidade, a de perceber luz pelos nervos ópticos e todo o trajeto que bem conhecemos ( ou não ). É uma habilidade, as pessoas enxergam de muitas outras maneiras, pelo toque, pelo cheiro e até pelo instinto...
Mas não era para isso que a frase chamava atenção, era sobre a cidade em si e não aos deficientes visuais ou qualquer problema de visão que o valha. A frase era mais que um aviso, era uma notificação, como em uma consulta médica, quando chega o diagnóstico. E o diagnóstico era, ironicamente, claro aos olhos de quem lia: a cidade estava cega, ora pois. Os pacientes eram todos os cidadãos, inclusive o médico, que neste caso era o pichador.
Mas, e então? Cego pra que? Tão cegos que um pichador ilegalmente picha uma bomba como esta, e não é punido porque nao foi visto, uma vez que a cidade também está cega neste aspecto. Ora pois então, senhores e senhoras, lembrei-me de outra triste visão em meio a um semáforo: um senhor de boné, na cadeira de rodas e sem pernas, mas por mais triste que possa soar, nao foi isso que me chamou atençao, o que me chamou a atençao foi que tal senhor vestia a camiseta do Brasil. E de camiseta da seleção, em meio a copa, em meio ao semaforo, em meio a sua própria cadeira de rodas, pedia esmolas enquanto torcia para um país que está cego pra ele. Mas apesar de cego, ele não deixava de torcer pro seu país, não sei se por esperança, duvido muito que por nacionalismo, não compro a idéia de que era sua única camiseta, talvez por falta de esperança, por abrir mão. E me fez pensar, como alguem pode torcer por alguem que não o vê?
É muito triste senhores.
E por isso, finalizo que não só toda a cidade está cega, mas todo o país também, assim como todo o mundo, e grande parte das pessoas, talvez até você, senhor(a), esteja um tanto quanto cego, o que soa um tanto quanto irônico pelas linhas que você, possivelmente cego, termina de lê-las.

C-

Um comentário: